O que saber antes de começar a investir?
Se você já ouviu a expressão “deixe o seu dinheiro trabalhar para você” - e não deu muito crédito - precisa começar a investir e ver essa realidade se materializar na sua vida.
Investir é possível para todos, sabendo disso, a primeira pergunta a se fazer é: quando começar? E a resposta é: agora. Para isso, você precisa conhecer seu orçamento em detalhe, enumerar gastos supérfluos e tentar não se endividar.
Dê início ao seguinte levantamento, no topo fica sua renda mensal, em seguida, as despesas fixas como financiamento ou aluguel, água, luz, internet, seguro. Liste também quanto é despendido com alimentação, viagens, entre outros desembolsos, sejam diários ou esporádicos.
Para quem não se familiariza com planilhas, existem aplicativos gratuitos que podem auxiliar nesse gerenciamento de gastos pessoais, são eles: Mobills, Minhas Contas, Money Lover e Otto. Essas opções estão disponíveis para download tanto no Google Play quanto na App Store.
Para ter controle financeiro para investir é fundamental cortar supérfluos. Feito isso, você será capaz de diferenciar o que realmente precisa daquilo que apenas gostaria de ter ou desfrutar. Investimento nada mais é que qualquer gasto ou aplicação de recursos que produza um retorno futuro.
E qual o próximo passo? Pesquisar sobre os investimentos que gostaria de fazer, compreendendo vantagens, riscos e regras; informe-se ao máximo. Agora que você sabe como organizar suas contas e entendeu o que são investimentos, já dá para poupar e começar a investir.