Persistência, aprendizado e coragem: conheça a história do Imobanco
Ouvir as necessidades dos clientes, mapear a demanda do mercado e atuar conforme as regulamentações jurídicas. Essas são as marcas da fintech potiguar que cresceu mais 320% em um ano. Conheça a história do Imobanco.
No cenário empresarial, às vezes, grandes oportunidades surgem dos momentos mais improváveis. Em 2015, um cliente desesperado, afogado em dívidas, bateu à porta de uma empresa de contabilidade em busca de uma solução para sua crise financeira. Este episódio revelou uma lacuna no mercado que até então passava despercebida. Assim, em 2016, nasceu o Imobanco, fruto da necessidade de oferecer suporte em gestão financeira para empresas do setor imobiliário.
Inicialmente concebido como uma fusão entre os serviços imobiliários e as operações bancárias, o projeto começou a ganhar forma. Nascida da urgência de atender a demanda de um cliente específico, a trajetória do Imobanco é marcada por uma abordagem centrada no cliente, que permeia sua jornada até os dias atuais. A demanda do cliente é o que nos impulsiona. “Se o cliente necessita de serviços de câmbio, investimento ou até mesmo PIX, nós nos empenhamos em encontrar as melhores soluções para atendê-lo.”, afirma Fernando Colars, fundador da empresa.
Desde sua origem como uma empresa de Processamento de Negócios Terceirizados (BPO, na sigla em inglês) na área de recebimentos, o Imobanco passou por uma série de transformações. Evoluindo para uma instituição de pagamento, a empresa expandiu consideravelmente sua base de clientes, saindo de cinco contratos para os milhares que atende hoje.
Investimento contínuo em tecnologia e inovação
Uma vez que as plataformas disponíveis no mercado não atendiam plenamente às necessidades operacionais, o Imobanco investiu em tecnologia e inovação, abandonando sistemas alugados para desenvolver suas próprias soluções. Uma pequena equipe de tecnologia aceitou o desafio de desenvolver um sistema totalmente novo, unindo conhecimentos a respeito do mercado financeiro e a experiência na arquitetura de softwares. Com muita expertise e coragem para explorar territórios desconhecidos, dedicaram-se ao projeto e criaram a primeira versão do sistema em apenas quatro meses. Anos depois, milhares de linhas de código dão vida a uma interface cada vez mais moderna, intuitiva e segura.
Desafios, crescimento e visão de futuro
O Imobanco representa um sonho repleto de desafios. “Eu sou uma pessoa movida a desafios. Essa é uma das coisas que me faz levantar cedo: tentar me superar. Acredito que o verdadeiro sucesso de um indivíduo se manifesta quando ele testemunha o crescimento e o desenvolvimento daqueles que o cercam.”, afirma Fernando Colares.
A diretoria da empresa segue aprimorando seus conhecimentos sobre o mercado financeiro e suas habilidades em gestão de negócios, desde a organização de ideias, processos e prioridades até a gestão de times por meio de metodologias ágeis. Esse processo de desenvolvimento contínuo ilustra a importância do capital intelectual e reforça que a tecnologia é uma ferramenta indispensável para solucionar desafios.
Com projetos cada vez mais audaciosos, mas também amparados de atenção aos detalhes, cuidado com o cliente e respeito às regulamentações jurídicas, o Imobanco avança como instituição potiguar fornecendo tecnologia e gestão financeira para pessoas e empresas. A empresa planeja expandir sua presença na esfera local com a inauguração de sua primeira agência física em Natal/RN e na esfera nacional com conteúdos relevantes de educação financeira. Além disso, está prestes a lançar uma nova solução financeira voltada para prestadores de serviços, visando atender a uma base diversificada de usuários ao longo deste ano. Ir além, esse é o jeito Imobanco de ser.