Inteligência Artificial: o futuro é agora
Há algum tempo, ao se falar em Inteligência Artificial (IA), o que vinha à mente era uma cena de filme de ficção científica, um cenário futurístico. Essa ideia ficou no passado, já que a IA faz parte das nossas vidas, seja no ambiente doméstico ou profissional.
Em se tratando de empresas brasileiras, 41% delas já usam esse sistema, diz estudo da IBM de 2022. Inclusive, esse número deu um salto durante a pandemia de covid-19. A necessidade de isolamento social fez com que as pessoas passassem a se relacionar cada vez mais virtualmente e expandissem o fluxo comercial em plataformas digitais.
Para 2023, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, sete em cada dez empresas brasileiras pretendem investir em Inteligência Artificial.
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Queridinho da IA
Um assunto de IA que está em alta desde o final de 2022 é o chatbot da empresa OpenAI, o ChatGPT. Ele surpreende pela capacidade avançada de responder a inúmeros comandos e criar textos, revisar códigos, fazer traduções, descrever imagens, entre outros recursos.
Inclusive, em razão do alto número de visitas de internautas, o ChatGPT ficou inacessível algumas vezes. Em janeiro de 2023, já havia atingido 100 milhões de usuários ativos, isso apenas dois meses após o seu lançamento.
De acordo com o relatório do banco suíço UBS, que traz dados da empresa de análise Similar Web, o ChatGPT se tornou o aplicativo de consumo de crescimento mais rápido da história.
A OpenAI é uma empresa privada que recebe investimento da Microsoft. Hoje, o uso do ChatGPT é gratuito, mas está disponível uma assinatura por 20 dólares mensais que promete mais estabilidade e rapidez e oferece aos assinantes a oportunidade de testar novos recursos em primeira mão.
IA em instituições bancárias
O universo bancário também vem ampliando o uso dessa ferramenta que simula a inteligência e alguns comportamentos humanos, oferece soluções ágeis e aumenta a segurança. A IA é usada nos bancos para, por exemplo, combater fraudes, personalizar o atendimento e melhorar a experiência do cliente.
Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre tecnologia bancária, realizada em 2021, aponta que os investimentos em Inteligência Artificial foram citados por 93% das instituições entrevistadas como prioridade.
O uso dessa tecnologia em instituições financeiras permite o refino dos milhares de dados gerados diariamente e um estudo aprofundado do comportamento do consumidor. Consequentemente, contribui para a redução de gastos, aumento de receita, mitigação de riscos e estreitamento da relação empresa-cliente.
Google e Microsoft
De acordo com a empresa multinacional de consultoria e auditoria PwC, o uso da IA tende a crescer e injetar até US$ 16 trilhões na economia mundial até 2030. Isso deve contribuir para um crescimento de 4,2% do PIB brasileiro até 2030, diz a pesquisa da FrontierView, encomendada pela Microsoft.
Nessa corrida pela inteligência artificial, a própria Microsoft já saiu na frente e vem colhendo os frutos com o fenômeno do ChatGPT. Como reflexo, a empresa Google resolveu investir cerca de US$ 300 milhões na Anthropic, startup de Inteligência Artificial.
Agora, a Anthropic e a OpenAI disputam o domínio da chamada IA generativa, tecnologia que possibilita que programas de computador gerem textos e artes com agilidade e sofisticação. Isso vai revolucionar o modo de criação de conteúdo e a forma como trabalhamos e até mesmo como nos divertimos.
Independentemente da área, quem lançar mão dessa tecnologia será beneficiado, já que ela engloba processos cognitivos que geram a capacidade de aprendizado. Além da automação mecânica e da capacidade de realizar atividades repetitivas e numerosas, um sistema de AI consegue resolver questões que demandam análise e tomada de decisão.
E aí, está preparado? O futuro é agora.
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