Inteligência Artificial: o futuro é agora
Há algum tempo, ao se falar em Inteligência Artificial (IA), o que vinha à mente era uma cena de filme de ficção científica, um cenário futurístico. Essa ideia ficou no passado, já que a IA faz parte das nossas vidas, seja no ambiente doméstico ou profissional.
Em se tratando de empresas brasileiras, 41% delas já usam esse sistema, diz estudo da IBM de 2022. Inclusive, esse número deu um salto durante a pandemia de covid-19. A necessidade de isolamento social fez com que as pessoas passassem a se relacionar cada vez mais virtualmente e expandissem o fluxo comercial em plataformas digitais.
Para 2023, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, sete em cada dez empresas brasileiras pretendem investir em Inteligência Artificial.
Queridinho da IA
Um assunto de IA que está em alta desde o final de 2022 é o chatbot da empresa OpenAI, o ChatGPT. Ele surpreende pela capacidade avançada de responder a inúmeros comandos e criar textos, revisar códigos, fazer traduções, descrever imagens, entre outros recursos.
Inclusive, em razão do alto número de visitas de internautas, o ChatGPT ficou inacessível algumas vezes. Em janeiro de 2023, já havia atingido 100 milhões de usuários ativos, isso apenas dois meses após o seu lançamento.
De acordo com o relatório do banco suíço UBS, que traz dados da empresa de análise Similar Web, o ChatGPT se tornou o aplicativo de consumo de crescimento mais rápido da história.
A OpenAI é uma empresa privada que recebe investimento da Microsoft. Hoje, o uso do ChatGPT é gratuito, mas está disponível uma assinatura por 20 dólares mensais que promete mais estabilidade e rapidez e oferece aos assinantes a oportunidade de testar novos recursos em primeira mão.
IA em instituições bancárias
O universo bancário também vem ampliando o uso dessa ferramenta que simula a inteligência e alguns comportamentos humanos, oferece soluções ágeis e aumenta a segurança. A IA é usada nos bancos para, por exemplo, combater fraudes, personalizar o atendimento e melhorar a experiência do cliente.
Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre tecnologia bancária, realizada em 2021, aponta que os investimentos em Inteligência Artificial foram citados por 93% das instituições entrevistadas como prioridade.
O uso dessa tecnologia em instituições financeiras permite o refino dos milhares de dados gerados diariamente e um estudo aprofundado do comportamento do consumidor. Consequentemente, contribui para a redução de gastos, aumento de receita, mitigação de riscos e estreitamento da relação empresa-cliente.
Google e Microsoft
De acordo com a empresa multinacional de consultoria e auditoria PwC, o uso da IA tende a crescer e injetar até US$ 16 trilhões na economia mundial até 2030. Isso deve contribuir para um crescimento de 4,2% do PIB brasileiro até 2030, diz a pesquisa da FrontierView, encomendada pela Microsoft.
Nessa corrida pela inteligência artificial, a própria Microsoft já saiu na frente e vem colhendo os frutos com o fenômeno do ChatGPT. Como reflexo, a empresa Google resolveu investir cerca de US$ 300 milhões na Anthropic, startup de Inteligência Artificial.
Agora, a Anthropic e a OpenAI disputam o domínio da chamada IA generativa, tecnologia que possibilita que programas de computador gerem textos e artes com agilidade e sofisticação. Isso vai revolucionar o modo de criação de conteúdo e a forma como trabalhamos e até mesmo como nos divertimos.
Independentemente da área, quem lançar mão dessa tecnologia será beneficiado, já que ela engloba processos cognitivos que geram a capacidade de aprendizado. Além da automação mecânica e da capacidade de realizar atividades repetitivas e numerosas, um sistema de AI consegue resolver questões que demandam análise e tomada de decisão.
E aí, está preparado? O futuro é agora.
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