Saúde financeira... Será que sua empresa tem?
As pessoas estão em busca de uma vida cada vez mais saudável, seja fisicamente, mentalmente, mas e com o dinheiro, como anda a sua relação? Será que você e sua empresa têm saúde financeira?
É possível afirmar que possui uma vida financeira saudável quem tem finanças equilibradas e consegue arcar com despesas essenciais, não essenciais e que também está preparado para gastos imprevisíveis.
Ganhando muito ou pouco, saúde financeira pessoal está mais ligada aos hábitos e comportamentos com os quais lidamos com o dinheiro, uma vez que o controle financeiro deve ser adaptado à realidade de cada um.
Mas e em relação a sua empresa, quais seriam os indicadores de que ela está realmente saudável? Bom, para afirmarmos que um negócio tem saúde financeira é necessário que ele detenha controle do seu capital para conseguir arcar com todas as despesas, investir e ter lucro.
E mais, o CNPJ da empresa deve ter score positivo. Essa ferramenta de avaliação é utilizada especialmente no momento de obtenção de crédito. Algumas métricas também podem ajudar a diagnosticar como anda seu negócio, como o fluxo de caixa, a receita operacional, o lucro bruto, o lucro líquido, etc.
E o que pode comprometer a saúde financeira da sua empresa?
Inúmeros fatores podem afetar o bom andamento dos negócios e comprometer até mesmo sua sustentabilidade. Uma má administração, mudanças nas necessidades de mercado, novos comportamentos do público, esses são apenas alguns exemplos.
Empresários menos experientes e mais precipitados podem tentar enriquecer ou melhorar a empresa adquirindo dívidas que não podem quitar. Isso pode gerar um efeito cascata e comprometer a empresa como um todo.
Outra atitude de risco é não separar as finanças pessoais e as do negócio. Caso seja necessário retirar dinheiro do caixa da empresa constantemente para compras ou pagamento de dívidas pessoais, a saúde financeira do negócio será afetada.
A chave do sucesso é uma boa consultoria para a sua empresa
É importante que a empresa esteja sempre em busca de inovações, novas soluções, a fim de se manter competitiva e lucrativa a médio e longo prazo. Palavras-chave nesse processo são: planejamento e consultoria.
Só se planejando bem é possível estar preparado para imprevistos e para enfrentar eventuais crises. Com esse propósito, o gestor do negócio deve lançar mão de uma boa consultoria. O Imobanco, inclusive, é uma instituição financeira confiável que oferece recursos eficientes para esse controle financeiro.
Alguns dos serviços disponíveis para você e sua empresa são: conta digital personalizada, split de pagamentos, pix de recebimento, gestão de recebíveis, câmbio fácil, tudo isso com atendimento humanizado e todo o suporte necessário.
Quer saber mais? Fale com um especialista do Imobanco agora mesmo! Acesse o nosso site ou o nosso Whatsapp.
Confira também as dicas do Sebrae para manter seu negócio saudável: Sebrae - 6 dicas para cuidar da saúde financeira da sua empresa